corpo docente

Esse curso de especialização reune grandes profissionais da área da saúde, esporte e medicina.

Dentre eles, professores do Instituto Biodelta e da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), membros do Corpo Clínico do Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina da USP e convidados doutores, mestres e especialistas.

Conheça os professores do curso abaixo:
Prof. Dr. José Maria Santarem
Diretor do Instituto Biodelta e coodenador do curso
José Maria Santarem (CRM-SP 25.651) é doutor em medicina pela Universidade de São Paulo, fisiatra e reumatologista pela Associação Médica Brasileira, coordenador de pós-graduação na Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, consultor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, diretor do Instituto Biodelta e do site acadêmico www.treinamentoresistido.com.br e autor do livro Musculação em Todas as Idades (Ed. Manole). Saiba mais clicando aqui

 
Prof. Dr. alexandre busse

 



Médico geriatra com atuação em Promoção de Saúde e Distúrbios da Memória dos hospitais das Clínicas e Sírio Libanês

 

Prof. Dr. André Bachi

 
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo (2001), além do Mestrado (2004), Doutorado (2009) e um Pós-Doutorado em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Imunologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui também um segundo Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul. Realiza pesquisas na área de Imunologia Básica relacionadas a Progressão e Crescimento Neoplásica e Imunologia Aplicada relacionadas a prática de Exercícios Físicos como fator de prevenção ou não de doenças das vias aéreas superiores e inflamatórias
Prof. Dr. Eduardo Borges

 
Graduado em Educação Física (FEFISO); Pós-Graduação em Fisiologia do Esforço (UNIMEP). Mestre em Performance Humana (UNIMEP). Atua junto ao grupo de pesquisas do Laboratório de Biomecânica da USP.  Docente nos cursos de Graduação em Fisioterapia (Anhanguera) e graduação em Educação Física nas instituições FEFISO e ANHANGUERA. Docente nos cursos de Pós-Graduação nas instituições FEFISO, ESEF. FMUSP e CEFIT. Coordenador da Pós-Graduação em Musculação e Personal Trainer FEFISO. 
 
ProF. Dr. Eduardo MASSAD


Professor Titular e Chefe do Departamento de Medicina Legal do Hospital das Clínicas - FMUSP
 
 
 
Prof. Dr. euclésio bragança


 


Médico nutrólogo, atua com medicina preventiva, suplementação nutricional e medicina do exercício e  esporte.
Estudou medicina clássica ocidental e hoje dedica-se ao modelo integrativo de medicina.
Fundador da primeira empresa brasileira de suplementos nutricionais- Integralmedica. Fundado do Instituto Body4life 

 

Prof. Dr. Guilherme Souza


Médico urologista e andrologista do Hospital das Clínicas/Faculdade de Medicina da USP  

 
 
Prof. Dr. José Ricardo Pécora

Médico ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina da USP (IOT). Professor livre docente da FM/USP. Chefe do Grupo de Joelho do IOT/HC/FMUSP.
Saiba mais clicando aqui
 
Prof. Dr. João Marcos Salge
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1994), tendo concluído a residência em Pneumologia em 1997. Foi preceptor do Serviço de Pneumologia em 1998. Concluiu o Doutorado em Ciências pela Disciplina de Pneumologia da FMUSP em 2007. Atualmente é Professor Colaborador da Disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina da USP e médico-responsável pelo Laboratório de Função Pulmonar do Serviço de Pneumologia do Incor/HCFMUSP. 
profª ESP. Hélena Bernardina
Coordenadora do Instituto Biodelta
Especialização em Avaliação e Tratamento Interdisciplinar em Dor - Faculdade de Medicina da USP - Grupo de Dor (2017). Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido pela Universidade de São Paulo (2002). Professora do curso de especialização do Instituto Biodelta, em parceria com a EEP – Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina da USP. Graduada em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001).Trabalha desde 1999 com pessoas idosas e debilitadas.
Mestra Fisioterapeuta Luciana Mastandrea:
Coordenadora do Dep. de Fisioterapia Instituto Biodelta
Mestrado em Ciências pelo departamento de ortopedia e traumatologia da Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina / USP (2008). . Aprimoramento em Geriatria e Gerontologia pela Universidade de São Paulo – FM/USP (2000). Especialização em Fisiologia do exercício pela UNIFESP (2000). Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina / USP (2001).  Graduada em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (1999).
17 anos de experiência prática em reabilitação e avaliação de idosos. Atua como coordenadora técnica, da avaliação física e funcional e operacional do curso de especialização.  Professora do curso de especialização do Instituto Biodelta, em parceria com a EEP – Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina da USP. CREFITO-3/32316-F
Prof. Dr. Pil Sun Choi
Médico ortopedista cirurgião da coluna
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no ano de 2000. Área de concentração: Ortopedia e Traumatologia.Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT. Presidente fundador da Sociedade Brasileira de Coluna Minimamente Invasiva (SBC-MISS). Sabia mais clicando aqui
 
Prof. Dr. Thiago dos Santos Rosa

 


Educador físico, pesquisador pós-doutor da Universidade Católica de Brasília em adaptações aos exercícios e treinamento de força na saúde e reabilitação.     

 
Professora Esp. Sandra Nunes de Jesus
Coordenadora do Instituto Biodelta
Mestranda pela Faculdade de Medicina da USP. Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido pela Universidade de São Paulo (2002)  Graduada em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (1999) e graduação em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2006). Professora do curso de especialização do Instituto Biodelta, em parceria com a EEP – Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina da USP e dos cursos de Fundamentação e Capacitação em Treinamento Resistido. 15 anos de experiência prática de pessoas idosas e debilitadas.
Prof. Dr. Valmor Tricoli 

 
Graduação em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP-1989), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (EEFEUSP-1994), doutorado em Exercise Science and Wellness pela Brigham Young University - EUA (BYU-2000) e pós-doutorado pela School of Exercise, Biomedical and Health Sciences Edith Cowan University, Austrália (ECU-2010). Atualmente é Diretor da Escola de Educação Física e Esporte da USP e professor Titular junto ao Departamento de Esporte da EEFEUSP. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento de força, treinamento físico, capacidades motoras e musculação. 
Prof. Dr. newton nunes

 
Formado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP) em 1992. Servidor Público pelo Hospital das Clínicas (HC FMUSP) e Professor pelo Instituto do Coração (InCor) desde Março de 1994.
 Especialista em Reabilitação Cardiovascular pelo Instituto do Coração (1993 a 1994). Mestrado pela USP em 2000Apresentação do Mestrado no American College of Sports Medicine (Indianapollis-EUA) em 2000 e Anais do Journal of Hypertension (Prague – 2002).Doutorado pela USP em 2005.
Outros Mestres, doutores e especialistas em suas áreas:                                           
Clique no nome para saber mais (quando disponível)

Dr. Alfredo José da Fonseca
- Médico do Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina da USP, Instituto de Ortopedia e Traumatologia.
Dra. Amanda Venys - Médica Geriatra e Clínica Geral dos hospitais Hospital Sírio Libanês de São Paulo, Hospital Nove de Julho de São Paulo, Hospital Oswaldo Cruz de São Paulo e Hospital Alvorada Moema de São Paulo
Dra. Cecília Kauffman Rutenberg Feder - 
Graduada pela Faculdade de Medicina do ABC em 2010. Cursou Residência em Clínica Médica na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo no período de 2011 à 2013. Cursou Residência em Endocrinologia e Metabologia na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo no período de 2014 à 2016. Atualmente auxilia no ambulatório de Diabetes Mellitus tipo 1 na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo como voluntária.
Dr. César Akiho
Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médico Preceptor da residência médica em Medicina Física e Reabilitação da Faculdade de Medicina Física e Reabilitação em 2010-2011. Especialista em Medicina Física e Reabilitação pela Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação/Associação Médica Brasileira. Supervisor suplente da Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo de Dor Incapacitante do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/Rede Lucy Montoro. Médico de Centro de Reabilitação do Hospital Sírio Líbanês. Secretário Geral - Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação.
Dr. Clemar C. da Silva
- Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1982, fez Residência Médica de Neurocirurgia (1983-1987) especializando-se em Medicina Esportiva, em 1994. Entre 1996 e 2000 foi convidado para integrar a equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de SP, hoje GRAU, e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar de SP. Em 1993 montou a equipe médica do Rally Internacional dos Sertões. Durante sua carreira profissional, o médico realizou diversas capacitações. Além dos cursos brasileiros de emergências e serviço aeromédico, tem cursos pela Wilderness Medical Society (WMS - USA), da qual é membro e NOLS (National Outdoor Leadership School - USA). É diplomado também pelo AWLS (Advanced Wilderness Life Support) dos EUA e participou de cursos e workshop com as Forças Armadas dos EUA (nos EUA) sobre Tactical and Militar Medicine. Durante todos estes anos integrou a equipe médica de mais de 150 competições de aventura, nacionais e internacionais, incluindo ambientes de montanha, selva, neve, deserto, rio e mar. Atualmente, Silva trabalha no Grupo de Tumores Cerebrais da Divisão de Clínica Neurocirúrgica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e coordena a equipe médica de vários eventos esportivos em áreas remotas.
Dr. Edwin Sunada - 
Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2004). Pós-Graduação Lato Sensu / Residência Médica em Ortopedia e TraumatologiaHospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2009). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBOT / SBCOC2009)
Erika Mendonça - Em breve
Felipe Mendes
- Em breve
Dra. Fernanda Toledo -
 Doutora em Ciências pelo programa de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e atualmente é pesquisadora científica do Laboratório de Imunohematologia e Hematologia Forense (LIM40) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica e Ciências Forenses, atuando principalmente nos seguintes temas: Melanoma Maligno Cutâneo, Polimorfismos de genes de Metabolização de Xenobióticos, Polimorfismos de Genes de Reparo do DNA, Receptor de Vitamina D, STRs, Teste de Paternidade, Sequenciamento e Epidemiologia Molecular.
Prof. Fernando Marques - 
Um dos mais conceituados especialistas em musculação, personal training e bodybuilding do Brasil. 32 anos de experiência em treinamentos. Campeão paulista de musculação, Treinador tetracampeão mundial de bodybuilding. Colunista das revistas Combat Sport, Movimento Muscular, Muscle Inform e JM&F, fundador do FBB São Paulo. Palestrante desde 1990, profissional / palestrante da IFBB Academy e Arnold Conference. Autor do livro "A vida é dura pra quem é mole" 
Dr. Giovanio Vieira da Silva
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), especialização em Clínica Médica pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (2001), especialização em Nefrologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Nefrologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é Médico Nefrologista da Real e Benemérita Sociedade de Beneficência Portuguesa (2004), atendendo pacientes com doenças renais agudas e crônicas, hipertensão arterial e transplantados renais e é Médico Assistente do Serviço de Nefrologia dos Hospital das Clínicas da FMUSP (2009), atuando na área de assistência, ensino e pesquisa em hipertensão arterial. Atua como Professor Colaborador na Faculdade de Medicina na USP ministrando aulas teóricas e práticas junto a alunos da Graduação em Medicina nos seguintes módulos: Curso de Nefrologia do programa de ensino de Clinica Médica (alunos do quarto ano - desde 2010), Internato Médico - Estagio em Nefrologia (alunos do quinto ano - desde 2015) e Liga Acadêmica de Hipertensão (alunos do segundo ao quarto ano - desde 2017). Participa também como Orientador do Programa de Pós-Graduação da Disciplina de Nefrologia da FMUSP (Nota 6 pela CAPES) desde 2015. Coordenador do Programa de Residência Médica em Nefrologia do HC-FMUSP desde 2018.
Hamilcar Mater - 
Especialista em Nutrição Esportiva, Laureado em Educação Física pela UNI RN, Mestrando em Ciências (Fisiopatologia Experimental) - Fac. de Medicina da USP.   Bacharel em direito. Especialista em Direito e Proc. Civil pela UNIPAR
Técnico em Musculação pela NABBA Sudamérica, coautor do livro: Guia Prático de Musculação e colunista da Revista Musculação e Fitness, palestrante nos Cursos da Musculação e Fitness e  Palestrante em cursos da National Amateur Bodybuilding Association - NABBA Brasil. Atleta de Fisiculturismo: Campeão Brasileiro Master 1 (até 1,72) 2016,  TOP 5 World Championship NABBA 2016, dentre outros títulos nacionais e internacionais.
Dr. Jairo Degenszajn - 
Mestre em neurologia pela FMUSP, médico do Hospital Universitário da USP. Professor de pós-graduação na Escola de Educação Permanente do HC-FM-USP.
Jaqueline Lazzari
- Em breve 
Jose Fernando de Oliveira
- Em breve
Dra. Liliana Jorge - 
Formada pela USP Ribeirão Preto, especialista em Fisiatria e Reabilitação. Também possui especializações em universidades internacionais de renome, com Harvard e Université René Descartes. Com perfil holístico, é MBA pela Fundação Getúlio Vargas com foco em HealthCare e Ph.D. pela FMUSP em Radiologia.
Dra. Luciana Ferreira Angelo - 
Psicóloga pela PUC-SP (1993), Mestre em Educação pela FEUSP (2002) e Doutora em Ciências pela EEFEUSP (2014). Atualmente é coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento e Especialização em Psicologia do Esporte e do Exercício do Instituto Sedes Sapientiae. É membra do Coletivo Ampliado do Conselho Federal de Psicologia (CFP) representando a especialidade Psicologia do Esporte.
Luciano Dias -
Formado em Educação Física pela Uni Sant’Anna e pós graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido pela FM-USP. Palestrante dos cursos de musculação da NABBA (National Amateur Body Building Association) e FEPAM (Federação Paulista de Musculação). Professor no curso de pós graduação do Instituto Biodelta. Também é professor de musculação e personal trainer. Atleta de Strongman, Luciano é detentor de mais de 10 títulos de força dentre campeonatos locais e nacionais.
Prof. Esp. Maria Cecília Vendola -
Graduação Universidade Metodista de Ensino Superior Odontologia (1984) Bacharel pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo ECA-USP Musica (1983). Especializações Universidade Metodista de Ensino Superior Periodontia (1990). Conselho Federal de Odontologia Odontogeriatria (2003). Universidade Federal de São Paulo-Departamento de Psiquiatria Dependencia Quimica (2010). Pesquisadora SGHC FMUSP desde 2004
Maria L. Bergamini -
Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Santanna(2003) e especialização em Fisiologia Exercício e Treinamento Resistido: Saúden na Doença e no Envelhencimento, pela Faculdade de Medicina da USP(2006). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Manuela Ferreira de Almeida - Em breve
Dra. Mara Gândara -
Médica Otorrinolaringologista, formada em 1981, fez a especialização na Disciplina de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde atualmente é assistente e integrante do grupo de Otologia. É uma das responsáveis pelo ambulatório de Saúde Auditiva “Reouvir” e pelo ambulatório de otorrinolaringologia ocupacional, doenças do ouvido, nariz e garganta relacionadas ao trabalho. Atende em consultório na região de Pinheiros onde realiza consultas e exames complementares em parceria com a equipe de fonoaudiólogos para avaliação das perdas auditivas e Reabilitação Auditiva.
Avaliação dos distúrbios da voz: Vídeonasofaringolaringoscopia. Avaliação das perdas de audição: Audiometria tonal, Audiometria vocal, Impedanciometria e pesquisa dos reflexos estapedianos, e Processamento Auditivo.
Dra. Marcela Perazzo -
Licenciada em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em Envelhecimento pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e doutora em Ciências, área Endocrinologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, atividade física, exercícios, síndrome metabólica, diabetes mellitus, automonitorização da glicemia e CGMS.
Prof. Mestre Marcelo Barros -
Graduado Bacharel em Educação Física pela EEFEUSP (1999). Mestre em Ciências na área de concentração de Obstetrícia e Ginecologia pela FMUSP (2009). Experiência na área de Atividade Física para gestantes, com ênfase nos seguintes temas: Atividade Física na Gestação, Atividade Física na Gestação de Alto-Risco, Exercícios Resistidos e Gestação.
Marcelo Filonzi  -
Graduado em Farmácia Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, FCF-USP-SP, modalidade Análises Clínicas e Toxicológicas. Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Doutor e Pós-Doutor em Toxicologia pela FCF-USP-SP. Analista de Laboratório Sênior no Setor de Química Especial Espectrometria de Massas do Hospital Albert Einstein. Possui conhecimentos nos seguintes nos seguintes temas: farmacologia, toxicologia e química analítica, nas áreas forenses e no monitoramento clínico-terapêutico, com ênfase em drogas de abuso, hormônios, fármacos quimioterápicos e antifúngicos, dopagem no esporte, técnicas de microextração em fase líquida (LPME), extração em fases sólida (SPE) e líquida (LLE), extração acelerada por solvente (ASE), procedimentos analíticos instrumentais, principalmente cromatografia gasosa (GC), cromatografia líquida (LC) e espectrometria de massas (MS) .
Dr. Marcelo Khouri -
Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (2004). , atuando principalmente nos seguintes temas: medicina física e reabilitação, neurofisiologia clínica, acupuntura e dor.
Profa. Mestra Márcia Jovine -
Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1988) e mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2006).
Profa. Mestra Márcia Kameyama -
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007) e Mestrado em Psicologia Clínica pela mesma Universidade (2012). Atualmente é Doutoranda em Psicologia Experimental na Universidade de São Paulo. Tem experiência em clínica, com ênfase na Psicoterapia Analítica Funcional (FAP); pesquisa clínica de processo; treinamento de equipe; dor crônica; reabilitação física por meio de exercício resistido; e envelhecimento. Sua linha de pesquisa atual é na área de Variabilidade Comportamental e Gerontologia Comportamental.
Dr. Marco Antonio B. Lopes - 
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1990), Residência Médica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1992), especialização em Estágio Ambulatorial e Hospitalar da Saúde da Família pelo Hospital Heart of Florida, EUA (1988), especialização em Obstetrícia pela Universidade Alcalá Henarez, Madri, Espanha (1993), mestrado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) pela Universidade de São Paulo (2002) e Livre Docência em Obstetrícia pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Professor Livre Docente da Clínica Obstétrica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Experiência com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando em medicina fetal, células tronco em obstetrícia e AF e fisioterapêutica na gravidez.
Dr. Marcos Corsato
Possui graduação em Medicina, Especialidade em Ortopedia e Traumatologia.  Área de Atuação; Cirurgia do Pé e Tornozelo.
Marcos Fernandes de Moura - 
Professor de Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido e professor do curso de Especialização da EEP / FM-USP.
Dr. Marcus V .Gaz  - 
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2008). Residência médica em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Residência Médica em Cardiologia no Instituto do Coração da FMUSP (INCOR). Atualmente é Médico Preceptor da Cardiologia Clínica do Instituto do Coração – InCor – HCFMUP e Médico do Pronto Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Maria Lucia Costa Curta
Pós-graduação em gerenciamento de dor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) (2013). Certificada pela Sociedade Brasileira de Associação Física e Reabilitação (ABMFR) (2011). Treinamento Clínico como residente em Medicina Física e Reabilitação (PM & R) na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), São Paulo - SP, Brasil (2008-2010). Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA), São Paulo - SP, Brasil (2007). Concluiu o programa de formação internacional de Princípios e Práticas de Pesquisa Clínica - Harvard Medical School (2010). Experiência de observador no Instituto de Reabilitação de Chicago (RIC) (2010). Atualmente trabalha como assistente de PM & R no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - SP, e também na equipe de Dor na Prevent Senior, São Paulo - SP, Brasil. Interesses profissionais: benefícios de reabilitação física, dor crônica, reabilitação oncológica.
Dr. Maurício K. Garcia - 
Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. MBA ? Executivo Internacional Gestão em Saúde pela FGV 2011. Participante do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Faculdade de Medicina da USP. Graduado em Educação Física e em Fisioterapia, Instrutor Sênior do Conceito Halliwick pela International Halliwick Association - UK, Instrutor Sênior da Técnica de Watsu pela Worldwide Aquatic Bodywork Association - USA. Pesquisador e coordenador do serviço de Terapia e Habilidades Aquáticas Funcionais do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da FMUSP, Presidente da Associação Brasil Halliwick, membro do comitê de educação e pesquisa da International Halliwick Association. Responsável pelo Projeto Halliwick - inclusão e participação através das atividades aquáticas funcionais, vencedor do Prêmio Ações Inclusivas da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo. Consultor especialista em programas reabilitação, sócio proprietário da empresa Núcleo Consultoria em Saúde. 
Prof. Mestre Michel Kendy - 
Possui graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado) pela Universidade de Mogi das Cruzes (2011), especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho (2013), Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2015) atuando principalmente nos seguintes temas: Efeitos terapêuticos do exercício físico, com foco em doença renal crônica e treinamento de força.
Dra. Mônica Medeiros
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia. Médica assistente dos ambulatórios de cirurgia bariátrica, diabetes e obesidade na Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo
Dra. Natalia Luna
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2006), especialização em Fisioterapia no Esporte pelo Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte / Universidade Federal de São Paulo (2007), mestrado em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é pós-doutoranda do programa do envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu. Tem experiência em pesquisa na área de biomecânica do movimento e avaliação funcional (com ênfase no equilíbrio, força e controle sensório motor) de atletas, idosos e indivíduos com distúrbios do movimento. Como docente do nível superior tem experiência nas disciplinas: anatomia musculoesquelética, biomecânica, ortopedia e traumatologia, neurologia, envelhecimento e metodologia.
Dra. Nicole Inforsato
Cirurgiã Vascular e Endovascular atualmente compondo o corpo clínico no Pronto-Socorro de Cirurgia Vascular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), no Hospital Geral de Pedreira (HGP-SP) e no Hospital São Camilo Ipiranga. Formada em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Realizou especialização médica com Residência em Cirurgia Geral (2012-2014) e Cirurgia Vascular e Endovascular (2014-2016) também no HCFMUSP. Médica Preceptora do Departamento de Cirurgia Vascular e Endovascular do HCFMUSP no período de 2016-2017.
Dra. Nidia C. Horie -
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2002). Residência Médica em Clínica Médica e Geriatria pela Faculdade de Medicina da USP. Desenvolveu pesquisa de doutorado pelo Programa de Endocrinologia (FM -USP) na área de Comprometimento Cognitivo Leve e Obesidade (2010-2015). Foi assistente do Núcleo de Atenção Domiciliar do HC (NADI) e foi coordenadora do Ambulatório de Obesidade/serviço de Geriatria (HC-FMUSP). Colaboradora do Grupo de Obesidade e Doenças Metabólicas do Serviço de Endocrinologia e Metabologia da FMUSP. Atua no na área de Medicina Preventiva na SBIBAE. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Geriatria, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade, cognição, demência, doença de Alzheimer, atividade física, nutrição, síndrome metabólica e atenção domiciliar.
Dr. Paulo R.S. Silva
Doutor em ciências, pós-graduação em ortopedia e traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 2009. Pesquisador do Laboratório de Estudos do Movimento (LEM) do Instituto de Ortopedia e Traumatologia-IOT/HCFMUSP desde 2002. Foi professor e coordenador do curso de fisiologia e biomecânica do aparelho locomotor do IOT-HCFMUSP desde 2002, também da Especialização em Medicina do Esporte (2004-2008) Foi fisiologista do Departamento de Cardiologia da FMABC 2009. Convidado visitante do Departamento Médico do Real Madrid da Espanha em 2002 no seu centenário para proferir conferência sobre a fisiologia no futebol brasileiro. Possui graduação em Educação Física - Faculdade de Guarulhos (1982). Desde de 2002 é fisiologista e pesquisador do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP atuando no Laboratório de Estudos do Movimento. Tem experiência na área da Educação Física com efeitos terapêuticos do exercício em doenças crônicas , tem experiência de 28 anos na área de ergoespirometria, na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Medicina Preventiva, Medicina do Exercício e do Esporte atuando principalmente nos seguintes temas: exercício, atividade física, avaliação ergoespirométrica, consumo de oxigênio e insuficiência cardíaca, hipertensão, obesidade, diabetes, envelhecimento. Especializado em reabilitação cardíaca pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP em 1986.Tem cooperação científica também com pesquisadores de várias especialidades médicas, dentre elas, Pneumologia, Geriatria, Pediatria, Nefrologia, Psiquiatria, Cirurgia Bariátrica, Câncer, Imunologia, Neurologia..
Dr. Paulo Roberto S. Romanelli
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação ABC(1981). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Reumatologia.
Dra. Pérola Grimberg -
 Iniciou sua graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Federal de Minas Gerais  (1976), e se graduou em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. (1980). Obteve o título de especialista em Fisiatria pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação em 06 de setembro de 1984. Obteve o título de mestre em Medicina pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo (1996) e de doutora em Medicina pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é diretora da Divisão de Medicina Física do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC FMUSP e médica do Hospital do Coração (HCor). Desde 01/08/2009 passou a fazer parte do quadro de Professores Colaboradores Médicos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, doenças ósteo-metabólicas, reabilitação do joelho e dor.
Dra. Priscila Trapp Abbes
Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1986), graduação em Nutrição pelo Centro Universitário Nilton Lins (2003), aperfeiçoamento em Nutrição e Saúde Pública pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP (1996), especialização em Educação Física e Ortopedia (1993) e em Nutrição nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (2009) , mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas (1997), doutorado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (2009). Experiência docente de 22 anos, como Professora Associada 3 da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas. Atuação nas áreas de Nutrição e Educação Física.
Rafael Ortiz
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP, São Paulo (1993-1998). Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no IOT-HC-FMUSP (2000-2002). Especialização em Pé e Tornozelo no IOT-HC-FMUSP (2003-2005). Atualmente é médico do Grupo do Pé e do Grupo do Trauma do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Chefe da Preceptoria da Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP. Diretor da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Diretor da Sociedade Brasileira de Tornozelo e Pé (ABTPé). Pró-tesoureiro da Federação Latinoamericana do Pé (Flamecipp).
Renato Di Natale Junior -
Em breve
Dr. Renato Ferreira Estrela - Possui graduação em medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (2010) , Residência Médica em Medicina do Esporte e do Exercício Universidade de São Paulo - USP Pós Graduação em Fisiologia e Biomecânica do aparelho locomotor: Reabilitação e treinamento - CEGOM - Instituto de Ortopedia e Traumatologia Especialização em Fisiologia do Exercício e Reabilitação Cardíaca pelo Instituto do Coração Especialista em Medicina do Esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício
Dr. Roberto Costa -
Concluiu o pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2013, doutorado em Ciências aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo em 2006, e mestrado em Educaçào Física pela USP em 2001. Atuou como pesquisador com bolsa de extensão do CNPq no Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes - ERICA. Publicou 40 artigos em periódicos especializados e 212 trabalhos em anais de eventos. Possui 17 capítulos de livros e 5 livros publicados. Possui 2 softwares e outros 160 itens de produção técnica. Orientou 50 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Medicina. Recebeu 8 prêmios e/ou homenagens. Atualmente participa de 4 projetos de pesquisa. Atua na área de Educação Física. Em suas atividades profissionais interagiu com 320 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica são: composição corporal, obesidade, medidas e avaliação, sobrepeso, cineantropometria, escolares, atividade física, dobras cutâneas, IMC e adolescente.
Dr. Romeu R. de Souza
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1968) e doutorado e Livre-Docencia em ANATOMIA FUNCIONAL: ESTRUTURA E ULTRAESTRUTURA pelo Instituto de Ciências Biomédicas Usp (1976). Foi docente do Departamento de Anatomia do ICB, USP por 30 anos, onde se aposentou, em 2000. Atualmente é professor titular da Universidade Sao Judas Tadeu (USJT), onde ministra aulas de anatomia para cursos de Graduação na área da saúde. Na USJT é também membro do corpo docente de cursos de Pòs-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) e em Ciências do Envelhecimento (Mestrado). Atua como médico no Ambulatório de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina e é professor orientador colaborador em Anatomia no Curso de pós-graduação da Faculdade de Medicina Veterinária USP. Orienta teses de Mestrado e Doutorado nas seguintes áreas: Efeitos estruturais e ultraestruturais do envelhecimento em órgãos e tecidos dos sistemas locomotor e cardiovascular e Efeitos de exercícios em órgãos e tecidos dos sistemas locomotor e cardiovascular.
Dr. Ronaldo Dalla
Possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Pós graduação em Traumatologia do Esporte - Centro de Traumato - Ortopedia do Esporte - CETE da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp/EPM (Escola Paulista de Medicina), Pós-graduação “O Aparelho Locomotor no Esporte”- Unifesp/EPM. Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia-  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP(SBOT). Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e  Traumatologia (SBOT), Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo Pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC)
Profa Esp. Salete Conde
Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE 2004) . Pós Graduação em Técnicas em Cuidados Integrativos Neuromuscular UNIFESP-EPM (2012). Pós Graduação em Intervenções fisioterapeuticas em Doenças Neuromuscular UNIFESP-EPM(2007) Fisioterapeuta responsável pela técnica de avaliação, reabilitação do implantação laparoscópica de eletroestimuladores nas funções vesical, intestinal, vasomotora e sexual, na espasticidade muscular do assoalho pélvico e dos membros inferiores e na qualidade do sono de pessoas com Lesão Medular e responsável pelo treinamento dos fisioterapeutas para atender os pacientes no pós-cirúrgico. Especialista em Watsu Nivel III, Terapia Aquática Formação Internacional 2012-2013. Especialista em Estimulação Neurologica Funcional, através do aparelho WALKAIDE 2013. Consultório Particular Atendimento em Fisioterapia 2007-ATUAL. Coordenadora do Ambulatório de Esporte Adaptado Neuromuscular Setor de Doenças Neuromuscular UNIFESP EPM, desde 2005. 
Prof. Esp. Sandro Sargentim
Professor de Educação Física - FIG (1998). Pós graduado em: Fisiologia do exercício- UNIFESP- CEFE (2000). Fisiologia do Exercício no treinamento resistido, na saúde, doença e envelhecimento- FMUSP/HC-BIODELTA (2003). Treinamento desportivo- UniFMU (2007) Professor de pós graduação em Treinamento desportivo, Fisiologia do Exercício e Treinamento funcional.
Autor dos livros: Treinamento de força no futebol(2010) Treinamento funcional no futebol (2012).
Dr. Sérgio Paschoal
- Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1977), Mestrado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2004). Possui Título de Especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG (1993). Atualmente é médico assistente do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Coordenador da Área Técnica de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal da Sáude da Prefeitura da cidade de São Paulo.Faz parte do Conselho Editorial da Revista Geriatria e Gerontologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gerontologia e Geriatria, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, idoso, capacidade funcional, quedas, políticas públicas para a população idosa e longevidade.
Dr. Tiago Pugliese Branco
- Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, Geriatria e Cuidados Paliativos, atuando principalmente nos seguintes temas: Cuidados Paliativos.
Dra. Valéria Natale
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1982. Residência em Clínica Médica (1983-1985) no Hospital das Clínicas da FMUSP. Doutorado em Medicina (Patologia) pela Faculdade de Medicina da USP. Pós-doutorado na Universidade de Toronto (1996-1997) na área de Imunologia do Exercício Físico. Médica-Assistente do Serviço de Clínica Geral e Propedêutica do HCFMUSP onde exerce função didática (graduação e pós-graduação) e assistencial desde 1985. Tem experiência em Clínica Médica, atuando principalmente na área de Medicina Interna e Promoção da Saúde. Atuou em pesquisa na área de Imunologia do Exercício Físico e Imunologia do Envelhecimento. 
Profa. Valéria Vilhena - Bibliotecária da Universidade de São Paulo - USP
Profa. Esp. Valmari Aranha
Bacharel, Licenciatura e Formação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP (1996) Mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Especialização em Psicanálise, Psicologia Hospitalar e em Neuropsicologia. Especialista em Gerontologia pela SBGG. Psicóloga da Divisão de Psicologia no Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Docente do Centro Universitário São Camilo nos Cursos de Nutrição e de Psicologia. Atividades de pesquisa, ensino e assistência com ênfase na prática realizada em promoção de saúde, hospital geral, envelhecimento, sexualidade, luto e cuidados paliativos.
Profa. Mestra Viviane Carolina Sales
Fisioterapeuta graduada na Universidade São Judas Tadeu (2008). Aprimoramento em Fisioterapia Neurológica na AACD - Ibirapuera (2009). Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2014).Visitou  (shadow experience) o centro de reabilitação, área de internação e clínica ambulatorial do GF Strong Hospital (Vancouver - Canadá) e o centro de reabilitação do Royal Institute (Sidney - Austrália).
Prof. Willian Urizzi -
 Professor de Educação Física, Psicólogo Clínico. Professor da Disciplina de Atividades Aquáticas da graduação e pós-graduação da UniFMU São Paulo Professor da disciplina de Atividades Aquáticas da pós-graduação da Universidade Gama Filho Rio de Janeiro, Joinville, Recife e Porto Alegre. Professor convidado da disciplina de Natação dos cursos de pós-graduação da Universidade de São Paulo - Educação Física e Medicina, e Salesianas de Batatais. Coordenador dos cursos de pós-graduação em Natação e Atividades Aquáticas da UniFMU e Gama Filho. Técnico da Seleção Brasileira Jogos Pan-Americanos Havana Cuba - 1991 e Winnipeg Canadá - 1999. Técnico de vários clubes brasileiros dentre eles Juventus, Pinheiros, Paulistano, Paineiras, Corinthians, São Caetano, São José e Vasco da Gama. 
Dra. Yolanda Garcia
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1983. Vinculada ao Serviço de Geriatria, inicialmente desenvolvendo projeto de pesquisa sobre Nutrição e Envelhecimento, participou como docente, desde o seu início, até o presente momento. cursou mestrado em área próxima, Gastroenterologia Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, tendo utilizado dados do projeto de pesquisa com idosos anteriormente relatado para sua Dissertação de Mestrado, que foi concluído em 1995. Doutorado concluído em 2000. Atualmente é professora assistente doutora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e funcionária efetiva da Prefeitura do Município de São Paulo, comissionada no Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência em pesquisa, atividade didática e clínica em Medicina, com especialização em duas áreas médicas, Geriatria e Acupuntura. Tem como áreas de interesse, particularmente para pesquisa, aterosclerose acupuntura e nutrição.
Av. Dr. Arnaldo, 2031 - Bairro: Sumaré - São Paulo - SP - Telefone: (11) 3897-0684