LIVRO MUSCULAÇÃO EM TODAS AS IDADES 

A prática dos exercícios com pesos, atualmente conhecida como musculação, é vista por muitos como uma atividade de academia restrita a pessoas jovens e bem condicionadas. O livro Musculação em Todas as Idades, da Editora Manole, tem como objetivo informar sobre o que esperar da musculação, com orientações sobre como praticá-la com segurança, mesmo para pessoas idosas, com doenças sistêmicas ou do aparelho locomotor.
A musculação não deve ser vista como mais uma opção entre as várias modalidades de esportes e ginástica, mas como o treinamento base para viabilizar a prática competente e segura de todas elas.

Novas evidências sugerem que os exercícios de musculação sejam os mais eficientes para estimular a saúde geral. Incluindo os aspectos cardiovasculares, sendo os que mais diminuem a ocorrência de mortes por todas as causas. 

A musculação pode ser mais suave que caminhar e nenhum tipo de exercício permite melhor adaptação para a presença de doenças, lesões e debilidades.

Os importantes efeitos terapêuticos dos exercícios físicos para várias doenças são maximizados com segurança na musculação, que por diversos mecanismos pode reduzir ou eliminar dores de diversas origens

Dr. José Maria Santarem
, autor, médico fisiatra, reumatologista, doutor em medicina pela USP, consultor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e uma das maiores autoridades em exercícios resistidos no Brasil esclarece na obra muitas dúvidas frequentes como as que seguem: a musculação pode deformar o corpo feminino? Pode determinar o aparecimento de varizes ou diminuir a flexibilidade? Ajuda a reduzir a gordura corporal? Pode ser praticada por cardiopatas? 

Segundo o autor, todos nós precisamos de atividade física para que o nosso organismo funcione da melhor maneira possível e para prevenir doenças crônicas, incluindo as doenças cardiovasculares. “Por outro lado, cada vez mais prevalentes, as doenças crônicas podem afastar as pessoas dos esportes e das atividades habituais de academia, mas não são impeditivas da prática de exercícios adaptados como a musculação adequada às condições de saúde, afirma José Maria Santarem. 

O especialista conta que a musculação pode ser utilizada por pessoas muito debilitadas, incluindo aqueles que têm dores articulares e falta de ar em exercício, porque pode ser mais suave do que caminhar. “Essas pessoas geralmente conseguem praticar musculação confortavelmente, já que é um exercício intervalado (interrompido para descanso) e controlado em todos os seus aspectos: cargas, amplitudes, grau de esforço e outros. Com a melhora da aptidão física conseguida pela musculação, atividades que antes não podiam ser praticadas, como os exercícios aeróbicos, passam a ser possíveis” conclui Santarem.

Já para os profissionais da área como educadores físicos, fisioterapeutas, médicos, e interessados em atualização sobre o tema, o livro possui muitas referências bibliográficas que permitem o aprofundamento no assunto além de tratar sobre aspectos técnicos e exercícios. Conceitos errados sobre musculação são esclarecidos com bases em evidências e os modismos da atividade física são analisados criticamente, mas sem preconceitos.

Caso queira adquirir seu exemplar clique aqui e escolha a livraria de sua preferência ou adquira seu livro autografado pessoalmente no Instituto Biodelta.
José Maria Santarem Saiba mais sobre o autor clicando aqui
 
Av. Dr. Arnaldo, 2031 - Bairro: Sumaré - São Paulo - SP - Telefone: (11) 3897-0684