O Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento existe desde 1.996. A proposta do curso é transmitir conhecimentos teóricos e a vivência prática necessária para o trabalho com musculação terapêutica ou musculação adaptada para a presença de doenças, lesões e fragilidades do envelhecimento.

Esse curso foi idealizado pelo Dr. José Maria Santarem e foi proposto à Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1.995. A primeira turma ocorreu em 1.996, ainda em nível de Aperfeiçoamento. Em 2.005 a Disciplina de Geriatria reformulou a sua grade de atividades e em 2.006 o curso passou a ser oferecido diretamente pelo Instituto Biodelta, que iniciou um processo de reconhecimento pelo MEC como instituição isolada de ensino, para que o curso continuasse a ter reconhecimento acadêmico.

Em 24 de setembro 2.007 o curso do Instituto Biodelta foi aprovado com notas máximas no processo de reconhecimento do MEC. A previsão era a publicação do reconhecimento no início de 2.008. O reconhecimento não foi publicado no prazo esperado e as informações oficiais eram no sentido de que deveríamos aguardar a conclusão do processo.

 

Em 28 de março de 2012 recebemos correspondência do MEC informando que o reconhecimento de instituições isoladas havia sido suspenso em 9 de setembro de 2.011 e que portanto o processo do Instituto Biodelta havia sido encaminhado para arquivamento.

Em 2.011 o Instituto Biodelta já havia iniciado a parceria com a Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da FMUSP para oferecimento do curso, que foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação em 16/02/2011 e assim voltou a ter reconhecimento acadêmico. No período de 2.006 à 2.010 o curso teve apenas valor profissional, substanciado na transmissão de conhecimentos.

Nesse período, todas as etapas do processo foram comunicadas aos alunos, sempre esclarecendo que o curso ainda não tinha o reconhecimento do MEC, mas que tínhamos sido aprovados pela comissão avaliadora. Um aluno que se sentiu prejudicado iniciou uma ação judicial, que foi julgada improcedente. Vários alunos testemunharam no sentido de que a situação havia sido bem esclarecida em sala de aula. Em 2013 os cursos do Instituto Biodelta passaram a ser realizados em parceria com a UNIP – Universidade Paulista, Campus Paraiso, em função de que o Hospital das Clínicas / FMUSP não teve disponibilidade para as salas necessárias. Em 2014 o curso de especialização voltou a ser realizado em parceria com a Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que conseguiu oferecer as salas necessárias. Agradecemos à UNIP – Universidade Paulista, que em 2013 nos acolheu com sua excelente estrutura acadêmica. Em 2014 também o Instituto Biodelta iniciou a oferta de cursos à distância.

Anexos:
Documento MEC (22 downloads)
Arquivamento do processo (19 downloads)
Improcedência da ação (18 downloads)