PERGUNTAS FREQUENTES

Essa especialização tem como objetivo atender a necessidade de formação adequada para os profissionais da saúde que pretendem atuar nas áreas de conhecimentos do curso, respeitadas as especificidades das suas graduações.

Profissionais graduados nas áreas da saúde e da atividade física.

Os conhecimentos transmitidos permitirão: aos profissionais de educacação física, conduzir programas de condicionamento físico adaptados para a presença de doenças, lesões e fragilidades; aos fisioterapeutas, atuarem com eficiência e segurança na utilização de exercícios terapêuticos; aos médicos, indicar corretamente as diversas formas de atividade física.

<strong>Estudo das doenças e do envelhecimento: </strong>Para o adequado entendimento dos efeitos da atividade física na saúde das pessoas, as doenças crônicas e o envelhecimento são objeto de estudo aprofundado no decorrer do curso.

<strong>Treinamento com bases em evidências:</strong> Os princípios de treinamento com pesos ensinados no curso são os tradicionalmente utilizados em musculação e consensualmente recomendados pelas associações de profissionais.

<strong>Adaptações para doenças e fragilidades:</strong> Desde 1991 o Instituto Biodelta desenvolve técnicas e equipamentos para adaptação dos exercícios resistidos para situações patológicas, atualmente documentadas em trabalhos científicos.

<strong>Aplicações terapêuticas:</strong> As evidências dos efeitos promotores de saúde da musculação e das suas aplicações terapêuticas são enfatizadas no curso, constituindo sólida base teórica para a formação profissional.

O reconhecimento do MEC existe apenas para os cursos oferecidos por universidades federais ou particulares. A Universidade de São Paulo não é subordinada ao MEC. O reconhecimento acadêmico (certificado válido em prova de títulos) dos seus cursos de graduação e de pós-graduação é dado pelo Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Nenhum curso da USP é reconhecido pelo MEC.

Os estágios são realizados em uma semana em período integral, das 8h às 17h mais duas horas por dia de treinamento (APT). Ou em duas semanas consecutivas em meio período, das 8h às 12h ou das 13h às 17h mais as 2 horas de APT. Os alunos tem o período 18 meses para o agendamento do estágio prático.

As vagas são distribuídas por ordem de inscrição. Uma vez que são preenchidas as vagas são fechadas. São abertas cerca de 2 meses antes do curso. A inscrição só é validada com o pagamento do boleto de R$100,00

Nos últimos anos, a matrícula é realizada via e-mail, com o envio dos documentos digitalizados. O curso de especialização reune grandes profissionais da área. Os documentos necessários são: RG, CPF, diploma da graduação ou carteirinha do conselho regional, comprovante de residência, carteirinha de vacinação atualizada e ficha cadastral impressa e preenchida. A primeira mensalidade do curso corresponde à matricula)

Existem duas possibilidade de descontos: O pagamento à vista do curso, com 5% de deconto no valor total. Ou se enquadrar em uma das categorias a seguir: Alunos da graduação FMUSP – 10% desconto, colaboradores do Complexo HCFMUSP – FFM – FZ – SES – 10% desconto, residentes, estagiários e pós-graduandos FMUSP (médicos e multiprofissionais)– 10% desconto, alunos e ex-alunos EEP – 5% desconto.

A Escola de Educação Permanente (EEP) é o instituto que faz a Gestão do Conhecimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), o maior complexo hospitalar da América Latina. Foi criada para centralizar e organizar a transmissão do conhecimento, de forma ética e inovadora e com alto nível de qualidade. Conta com cursos de capacitação, especialização e extracurriculares, nas áreas médica, multiprofissional e técnica.

Os professores são Professores do Instituto Biodelta e da Universidade de São Paulo e UNIFESP, membros do Corpo Clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e convidados doutores, mestres e especialistas. Você poderá conferir a lista completa com os cvs em breve.

Médico fisiatra e reumatologista, o Dr. José Maria Santarem é um estudioso da musculação a mais de 40 anos. Você poderá conhecer mais sobre ele clicando aqui

Você pode consultar nossas atividades explorando nosso site, vendo como divulgamos o treinamento resistido na mídia clicando aqui ou marcando uma visita presencial clicando aqui

Oferecemos diversos cursos, com diferentes modalidades e cargas horárias. O curso de Fundamentação em Treinamento Resistido tem conteúdo online, com vídeo-aulas online que podem ser assistidos via computador ou celular. São 12 vídeo-aulas com os professores: Dr. José Maria Santarem e Profª Esp. Sandra Nunes de Jesus. Saiba mais clicando aqui O curso de Capacitação em Treinamento Resistido, além das vídeo-aulas acima, também inclui o estágio prático, realizado aqui no Instituto Biodelta. Permite uma imersão no mundo da musculação terapêutica de forma que o profissional esteja pronto e responsável para coordenar, montar programas e orientar pessoas com limitações, debilidades e lesões. Saiba mais clicando aqui. Os workshops são cursos práticos de curta duração que permite, presencialmente, visualizar e aprender parte dos nossos protocolos aplicados aos aparelhos e situações de fragilidade. São uma boa forma de primeiro contato conosco e nosso trabalho. Com duração de 2 horas, diversos temas são oferecidos por ano. Saiba mais clicando aqui. Caso queira conhecer todos os cursos oferecidos e datas clique aqui