Para sair do sedentarismo, vá de bike. Mas cuide-se e proteja sua pele

 

O sedentarismo é comprovadamente um fator de risco para diversas doenças, enquanto a prática de atividade física ajuda na prevenção inclusive de tumores. Durante o verão, dias de sol estimulam os exercícios ao ar livre. Uma boa opção para driblar a falta de tempo é o uso de bicicleta para os deslocamentos cotidianos, seja para encontrar amigos, visitar familiares ou ir ao trabalho diariamente. “Atividades em ambientes externos são muitas vezes mais prazerosas, mas necessitam de mais cuidados em relação à fotoproteção e desidratação do que em ambientes fechados e climatizados”, alerta Adriana Pessoa Mendes Eris, médica dermatologista assistente do Serviço de Dermatologia da Santa Casa de São Paulo e do Núcleo de Câncer da Pele do A.C. Camargo Câncer Center.


A profissional de educação física coordenadora técnica do Instituto Biodelta Sandra Nunes de Jesus lembra que antes de usar a bicicleta como meio transporte ou até inserir nas atividades do dia a dia é importante passar por uma avaliação médica – além da avaliação cardíaca, também do ponto de vista ortopédico, para minimizar possíveis lesões. “É importante fortalecer as articulações de quadril, joelho e tornozelo, que têm muita sobrecarga durante a pedalada, além do ombro e da cervical. O fortalecimento muscular ajuda a prevenir lesões e a ter menor impacto quando for pedalar”.

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