Musculação ajuda a combater sedentarismo e diabetes

Pesquisa mostra que prática regular de 150 minutos de exercícios por semana reduziu o risco de diabetes em 34%
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A Organização Mundial de Saúde estima que 422 milhões de pessoas tenham diabetes em todo o mundo: 90% dos casos são do tipo 2, adquirida por causa de altos níveis de glicemia no sangue que pode sobrecarregar o pâncreas. Neste Dia Nacional do Diabetes (26 de junho) especialistas alertam que obesidade e sedentarismo são as principais causas da diabetes.

Por isso, a atividade física é apontaca como uma importante estratégia para a prevenção do diabetes tipo 2 e o treinamento resistido (musculação) é uma modalidade muito indicada. A pesquisa Health Professionals Follow-up Study observou 32 mil homens por 18 anos que fizeram mais 150 minutos por semana de treinamento resistido e constatou que o risco de diabetes tipo 2 diminuiu em 34%.

“A musculação é benéfica porque aumenta a sensibilidade à insulina e melhora o controle glicêmico. Exercícios que aumentam a massa muscular são eficientes por elevarem a taxa metabólica, ou seja, aumentam o gasto calórico mesmo no repouso, em que as células musculares estão sendo reparadas pelo efeito pós-treino”, afirma o fisiatra e reumatologista José Maria Santarem, diretor do Instituto Biodelta.
 

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