Associações do treinamento resistido com doença cardiovascular: morbidade e mortalidade


O treinamento resistido é eficiente para evitar doenças cardiovasculares mesmo sem exercícios aeróbios.

Treinamento resistido e doenças crônicas: Um resumo das atuais evidências.


O treinamento resistido é eficiente e seguro para evitar e tratar várias doenças crônicas.

Análise do duplo produto no treinamento de força em séries com características metabólicas e tensionais


Treinamento resistido nas situações habituais de treinamento apresenta indicadores de grande segurança cardiológica.

Efeitos do treinamento levado até a falência das repetições sobre a força muscular: uma revisão sistemática e metanálise


Levar as séries dos exercícios com pesos até a falência muscular não é necessário.

O princípio do tamanho e uma análise crítica da recomendação não fundamentada de que mais pesado é melhor no treinamento resistido


A ativação de todas as fibras musculares é possível mesmo com porcentuais de carga máxima não muito altos.

O treinamento resistido com ênfase na contração excêntrica tem importantes efeitos terapêuticos nas tendinopatias em geral


O treinamento resistido com ênfase na contração excêntrica tem importantes efeitos terapêuticos nas tendinopatias em geral.

Treinamento resistido dinâmico isolado como tratamento de estilo de vida para a hipertensão arterial: uma metanálise


O treinamento resistido está reconhecido como tão ou mais eficiente do que os exercícios aeróbicos no tratamento da hipertensão arterial.

Atividade física em pacientes com artrite reumatóide: revisão de literatura


O treinamento resistido é importante para pessoas com artrite reumatóide.

Fortalecimento Muscular para hemiparesia pós acidente vascular encefálico: uma metanálise


O treinamento resistido é a melhor intervenção para melhorar a funcionalidade no acidente vascular encefálico.

Doping nos Esportes – Efeitos, Perigos e Mitos


As drogas usadas nos esportes podem ter muitos e graves efeitos colaterais.

Efeitos do treinamento resistido no fígado gorduroso não alcoólico: um estudo clínico controlado e randomizado


O treinamento resistido é eficiente para reduzir infiltração gordurosa do fígado.

Uma revisão sistemática da atividade dos músculos centrais do corpo (core) em exercícios de condicionamento físico


Exercícios básicos da musculação com pesos livres são os mais eficientes e seguros para estimular os músculos do core.

O treinamento resistido melhora a fadiga e a qualidade de vida no câncer de mama


O treinamento resistido melhora a fadiga e a qualidade de vida no câncer de mama.

Investigação da arquitetura do músculo supraespinhal induzidas pelo treinamento concêntrico e excêntrico


O treinamento resistido parece ser o melhor tratamento para os problemas dos tendões.

Orientações para o Treinamento Resistido com Bases em Evidências


Avaliação de evidências para orientação sensata do treinamento com pesos.

Eficiência do Treinamento Resistido e do Treinamento Convencional para Equilíbrio em Idosos – Um Estudo Experimental, Controlado e Randomizado


O treinamento resistido é mais eficiente para melhorar a estabilidade corporal em idosos do que exercícios clássicos para equilíbrio, mesmo quando realizado com equipamento rudimentar e programas não convencionais.

Estímulo Mecânico e Saúde Óssea – Quais as Evidências?


Trabalhos recentes mostram que os exercícios resistidos são os mais eficientes para fortalecer os ossos, mesmo quando não ocorre aumento da densidade mineral óssea.

Treinamento Resistido para Prevenção e Tratamento do Diabetes: Dados Experimentais e Mecanismos Moleculares


Novas evidências sugerem a superioridade da musculação para prevenção e tratamento do diabetes mellitus do tipo 2 em relação aos exercícios aeróbicos.

Exercício Resistido Progressivo e Doença de Parkinson: Uma Revisão dos Mecanismos Potenciais


Revisão sobre os efeitos benéficos do treinamento resistido na Doença de Parkinson e considerações sobre os possíveis mecanismos fisiológicos envolvidos.

Análises de grupos testam a importância da ativação dos genes miogênicos durante a hipertrofia das fibras musculares em humanos


Análises especializadas confirmam que as grandes diferenças nas respostas ao treinamento hipertrófico são controladas geneticamente.

A utilização de pesos elevados nos exercícios é segura e eficiente para mulheres com linfedema secundário a câncer de mama: um ensaio clínico controlado e randomizado


O treinamento resistido com cargas elevadas é seguro para mulheres com linfedema secundário a tratamento do câncer de mama. Considerações com relação a cargas e intensidades na musculação.

Efeitos dos exercícios resistidos no desempenho cognitivo de idosos com comprometimento da memória: resultados de um estudo controlado


O treinamento resistido tem importante efeito da melhora da cognição em pessoas idosas com comprometimento da memória.

Remodelação Cardíaca: Hipertrofia Concêntrica e Excêntrica em Atletas de Força e de Resistência


A utilização de nomes de alterações patológicas cardíacas para designar adaptações fisiológicas ao treinamento deve ser evitada porque são processos distintos. As adaptações aos esforços não apresentam consequências deletérias à saúde.

Aumento de Força pelo Treinamento Resistido em Pacientes com Esclerose Múltipla Apesar de Diferentes Níveis de Disfunção


O aumento da força, da resistência muscular e da funcionalidade geral induzido pelo treinamento resistido foi demonstrado em pacientes com esclerose múltipla em diferentes níveis de disfunção.

Treinamento Resistido na Reabilitação Músculo-esquelética: Uma análise sistemática


Revisão de literatura sobre as aplicações terapêuticas dos exercícios resistidos: recomendação de métodos e equipamentos utilizados em treinamento de pessoas saudáveis.

O treinamento de potência é melhor do que o treinamento resistido convencional para a funcionalidade em pessoas idosas – Uma metanálise.


Revisão de literatura mostrando que não há vantagens na utilização de movimentos explosivos para o treinamento de pessoas idosas saudáveis e que pode haver riscos para pessoas com dores articulares.

Exercícios e Massa Óssea em Adultos


Os autores iniciam com uma revisão das propriedades mecânicas do tecido ósseo e chamam a atenção para a importância da matriz colágena (protéica) e para a deposição de sais de cálcio.

Treinamento resistido diminui os níveis de fator de necrose tumoral alpha do músculo esquelético em idosos frágeis.


Trabalho mostrando a eficiência do treinamento resistido em antagonizar substâncias pró-inflamatórias características do sedentarismo.

Revisão sistemática sobre o efeito da atividade física na articulação do joelho


Uma revisão de literatura concluindo que os exercícios estimulam a vitalidade das cartilagens e não prejudicam as articulações. Novo conceito: osteófitos podem ser fisiológicos.

Estudo prospectivo da força muscular e mortalidade por todas as causas em homens com hipertensão arterial.


Trabalho sugerindo que é melhor para a saúde cardiovascular realizar apenas musculação do que realizar apenas exercícios aeróbicos – revisão de literatura assegurando a segurança para pessoas hipertensas.

Efeitos do treinamento resistido com baixa intensidade e restrição vascular na força muscular da perna em homens idosos.


Trabalho demonstrando eficiência do treinamento com baixas cargas e oclusão vascular com manguito de pressão: sem aplicações práticas.

Volume alto com baixa carga estimula mais a síntese proteica do que baixo volume com alta carga no exercício resistido em homens jovens.


Trabalho demonstrando alguma especificidade de variáveis do treinamento na síntese proteica miofibrilar e sarcoplasmática – sem aplicações práticas.

A idade não afeta a progressão da intensidade dos exercícios em mulheres.


Trabalho demonstrando que mulheres podem evoluir a intensidade do treinamento em diferentes idades.

Efeitos do treinamento com exercícios resistidos e com exercícios aeróbicos sobre a interleucina-6, a proteína c reativa e a composição corporal.


Trabalho demonstrando que os exercícios resistidos são mais eficientes do que os aeróbicos para a produção de substâncias anti-inflamatórias e para melhorar a composição corporal.

O papel da interleucina 6 na mediação dos efeitos anti-inflamatórios dos exercícios.


Revisão de literatura sobre a produção de substâncias anti-inflamatórias pelos músculos esqueléticos em atividade e os seus efeitos promotores de saúde geral.

Lesões Neurológicas associadas ao levantamento de pesos e musculação.


Revisão de lesões neurológicas associadas ao treinamento com pesos: baixa incidência e relacionadas com o uso de anabolizantes: trauma da injeção ou tromboses.

Treinamento Resistido Progressivo Melhora o Nível de Atividade Física Geral em Pacientes com Artroses de Joelhos. Um ensaio Clínico Controlado.


Trabalho documentando que as pessoas com artrose de joelho aumentam a sua atividade física espontânea quando submetidas ao treinamento com pesos.

O Treinamento Resistido Melhora o Desempenho Cardiovascular Sub Máximo em Homens Idosos


Trabalho documentando importantes benefícios para o condicionamento cardiovascular produzidos pelo exercício de agachamento para força e hipertrofia, isoladamente, em homens idosos.

Exercício e atividade física para adultos idosos – posicionamento do colégio americano de medicina do esporte.


Revisão de literatura sobre os efeitos da atividade física em adultos idosos.

Uma Análise Crítica do Posicionamento do ACSM Sobre o TR: Evidências Insuficientes para os Protocolos Recomendados


Uma posição crítica sobre o posicionamento do Colégio Americano de Medicina do Esporte sobre aspectos técnicos do treinamento resistido, que valorizou excessivamente as impressões práticas, na opinião dos autores.

Treinamento Resistido para Indivíduos com Problemas Cardiovasculares


Uma revisão de literatura documentando os estímulos dos exercícios com pesos para a saúde cardiovascular e comentando aspectos técnicos do treinamento.

Exercício Resistido: Adaptações ao Treinamento e Desenvolvimento de Uma Prescrição de Exercícios Segura (na Insuficiência Cardíaca Crônica)


Uma revisão sobre os benefícios para a saúde do treinamento com pesos aspectos técnicos na insuficiência cardíaca.

Treinamento de Força para Crianças e Adolescentes


Posicionamento da Sociedade Norte-americana de Pediatria sobre o treinamento com pesos em crianças e adolescentes – Alguns cuidados e muitos benefícios.

Treinamento com Exercícios Resistidos e o seu Papel na Prevenção de Doenças Cardiovasculares


Uma revisão de literatura documentando os estímulos dos exercícios com pesos para a saúde em geral e comentando aspectos técnicos do treinamento.

Treinamento Resistido em Pessoas Com e Sem Doenças Cardiovasculares – Revisão 2.007


Uma revisão de literatura documentando os estímulos dos exercícios com pesos para a saúde cardiovascular e comentando aspectos técnicos do treinamento.

Benefícios Potenciais do Treinamento Resistido Relacionados à Saúde


Uma revisão de literatura documentando os estímulos dos exercícios com pesos para a saúde em geral e comentando aspectos técnicos do treinamento.