1976. Dr. José Maria Santarem inicia sua atividade.

Dr. José Maria Santarem inicia sua atividade clínica nas áreas da fisiatria e reumatologia. Atuando paralelamente na área técnica de federações de culturismo, passou a observar que aparelhos e métodos de musculação esportiva poderiam ser utilizados em exercícios terapêuticos.

Atuando nas suas especialidades, Dr. José Maria Santarem foi um dos pioneiros na utilização terapêutica dos exercícios resistidos.

1991. Linha Biodelta de Aparelhos para Musculação.

A Biodelta Atividade Física Ltda (hoje Instituto Biodelta) é fundada e apresenta uma linha de aparelhos de musculação voltada para proporcionar a máxima eficiência e segurança em exercícios resistidos.

Os primeiros aparelhos da Linha Biodelta foram desenvolvidos em 1991 e eram fabricados pela própria instituição.

1995. Centro de Estudos em Ciências da Atividade Física (FMUSP).

Em parceria com o Dr. Wilson Jacob Filho, funda o CECAFI (Centro de Estudos e Ciências em Atividade Física), junto à disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP, onde os exercícios resistidos com aparelhos Biodelta são estudados em pessoas idosas.

CECAFI – Centro de Estudos e Ciências em Atividade Física, vinculado à disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP

1996. Início do Curso de Especialização.

Tem início o curso de especialização Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento no CECAFI. Os alunos realizavam o estágio prático por meio da observação de pessoas idosas que participavam dos projetos de pesquisa realizados no CECAFI.

Referência na área, o curso de especialização existe desde 1996 e já formou mais de 5.000 profissionais.

2001. Laboratório de Estudos do Movimento do Instituto de Ortopedia do HC-FMUSP.

Com metodologia e equipamentos estruturados, o Instituto Biodelta passa a atender pessoas em busca de exercícios terapêuticos, junto ao Laboratório de Estudos do Movimento do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Laboratório de Estudos do Movimento do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

2003. Nova casa – O Instituto Biodelta se estabelece à rua Teodoro Sampaio 474

O Instituto Biodelta se estabelece à rua Teodoro Sampaio 474 e passa a abrigar o CECAFI e seus projetos de pesquisa.

Primeira sede do Instituto Biodelta, estabelecida na rua Teodoro Sampaio 474, no bairro de Pinheiros em São Paulo – SP.

2005. O Instituto Biodelta começa a oferecer diretamente o curso de especialização.

Devido à reestruturação dos centros de estudos da Faculdade de Medicina, o Instituto Biodelta começa a oferecer diretamente o curso de especialização, que hoje é ofertado em parceria com a Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas.

Anualmente ocorre o Simpósio Biodelta de Atualização em Treinamento Resistido.

2012. Inauguração da nova sede do Instituto Biodelta.

Inauguração da nova sede na Avenida Dr. Arnaldo, 2031.

Nova sede do Instituto Biodelta, estabelecida na Avenida Dr. Arnaldo 2031, no bairro Sumaré em São Paulo – SP.

2014. Biodelta by Pórtico Fitness.

O Instituto Biodelta inicia a oferta de cursos à distância. A empresa Pórtico assume a fabricação da Linha Biodelta de aparelhos para musculação.

Pioneira na fabricação de aparelhos para musculação e esportes no Brasil, a Pórtico Fitness Equipment foi fundada em 1972 pelo seu atual diretor Prof. José Manuel Correia

2019. Licenciamento da Biodelta Metodologia de Musculação Especializada.

O Instituto Biodelta inicia a oferta do Licenciamento da Biodelta Metodologia de Musculação Especializada.

Biodelta Metodologia

Tradição, tecnologia e resultados comprovados. Faça uso da licença da Metodologia Biodelta para promover bem estar para seu público e destacar seu estúdio, academia ou clínica no mercado.

Seja um licenciado