A Metodologia Biodelta aplica o treinamento resistido (exercícios realizados contra resistência) popularmente conhecido como musculação. Atualmente é reconhecido como o exercício mais eficiente e seguro para melhorar a saúde geral, a composição corporal e a aptidão física, sendo o que mais contribui para a qualidade de vida e longevidade.
O inicio do processo de atendimento é uma consulta médica para avaliação do estado de saúde e definição do programa de exercícios. A avaliação física é realizada periodicamente com a função de acompanhar as modificações corporais ao longo do tempo e auxiliar o professor na evolução do treino.
A orientação e supervisão dos exercícios são realizadas por professores de educação física e fisioterapeutas, todos os profissionais são pós graduados nos cursos do Instituto Biodelta atualmente em parceria com a Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
O Instituto Biodelta desenvolve desde 1.995 métodos para adaptação dos exercícios resistidos na presença de doenças, lesões e fragilidades. Centenas de pessoas com diferentes diagnósticos foram avaliadas com diversos protocolos de exercícios com o objetivo de identificar a abordagem mais segura e eficiente para cada situação. Os protocolos utilizados continuam em evolução, sendo continuamente reavaliados do ponto de vista da seleção de exercícios e das técnicas de execução dos movimentos. Os métodos de treinamento são os tradicionais do treinamento resistido, com sólidas bases em evidências. Os equipamentos utilizados foram desenvolvidos na própria instituição com a proposta de enfatizar a eficiência e a segurança dos exercícios. Esses equipamentos potencializam a ativação dos músculos e aliviam as sobrecargas nas articulações. Do know how adquirido nessa atividade surgiu a iniciativa de oferecer a metodologia Biodelta Musculação Especializada. As unidades licenciadas estão credenciadas a atenderem pessoas de todas as idades e em qualquer condição física com a proposta de musculação segura e eficiente, utilizando métodos e equipamentos confiáveis, com especial atenção para as adaptações dos exercícios em situações de dores ou fragilidades. A consulta médica é o primeiro passo para iniciar os programas de musculação e mecanoterapia. Médicos especializados avaliam a saúde geral da pessoa e os eventuais diagnósticos que precisam de abordagem terapêutica ou de adaptações específicas na execução dos exercícios. A equipe médica repassa à equipe técnica todas as particularidades clínicas do atendimento e permanece em sintonia com os profissionais para acompanhar a evolução dos clientes. A definição dos programas (supervisionado, assistido ou personalizado) é feita pela equipe médica em conjunto com a equipe técnica. A avaliação física é fundamental para mensurar parâmetros morfológicos e funcionais das pessoas admitidas nos programas de exercícios. Questionários são aplicados e testes de aptidão física são realizados sempre de acordo com a saúde e condicionamento das pessoas. Mensurações de parâmetros da composição corporal são realizados pela bioimpedância e biometria. A avaliação da força muscular e a goniometria completa a avaliação. A finalidade é acompanhar a evolução das adaptações esperadas e assim oferecer subsídios para que a equipe técnica possa ajustar o atendimento das pessoas.

Homenagem aos nossos primeiros clientes

PARA QUEM

Pessoas de ambos os sexos em todas as idades que desejam praticar musculação com métodos e equipamentos eficientes e seguros, com adequada supervisão, em ambiente acolhedor.

PARA QUEM

Pessoas que apresentam doenças crônicas ou efeitos do envelhecimento sem atividade física, com limitações para a vida diária devido a dores, fraqueza ou falta de mobilidade.
O Instituto Biodelta é referência e especializado em musculação adaptada para a presença de doenças, lesões e situações de fragilidade, em todas as idades. A instituição é pioneira nas aplicações terapêuticas da musculação e na musculação para idosos, com trabalho fundamentado em evidências científicas e consensos internacionais.
Contato
Encontre a unidade mais próxima de você
Encontre sua unidade