Pioneiro na utilização terapêutica dos exercícios resistidos
José Maria Santarem é médico fisiatra e reumatologista, doutor em medicina pela USP e consultor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Ex-atleta de natação, passou a praticar exclusivamente exercícios com pesos desde os 16 anos de idade. Já formado em medicina, em 1976 passou a colaborar com Federação Paulista de Culturismo nas áreas de arbitragem e cursos técnicos. Passando a residir em Santa Catarina em 1978, fundou a Federação Catarinense de Culturismo em 1980, tendo sido seu primeiro presidente. Com a parceria de Fernando de Carvalho Rocha, respeitado pioneiro da modalidade no sul do país, que o sucedeu na presidência da entidade, realizou diversos campeonatos e cursos técnicos. Em Joinville, também em 1980, fundou o Instituto Califórnia de Cultura Física, posteriormente Instituto Califórnia de Musculação.
Voltando à São Paulo, em 1984 instituiu o famoso Instituto Paulista de Musculação em parceria com Walter Nunes Alves, o famoso “Asinha”, que posteriormente sucedeu Eugênio na FEPAM. Santarem, Asinha e Eugênio criaram em 1985 a revista Musculação Desportiva, que marcou época. Eugênio, seu filho Rodrigo Koprowski e sua irmã Ana Maria durante muito anos editaram a revista Musculação & Fitness, muito respeitada pelos profissionais da área. Integrando a equipe de Eugênio na Confederação Brasileira, Santarem ministrou cursos técnicos em quase todos os Estados brasileiros e modernizou o sistema de arbitragem da modalidade, nos moldes da International Federation of Body Builders (IFBB), federação internacional à qual éramos filiados. O seu presidente regional era o Dr. Laércio Jorge Martinez, também médico fisiatra e que já havia sido presidente da Confederação Brasileira de Culturismo.
Em 1991 Santarem criou a empresa Biodelta e projetou uma linha de aparelhos para musculação com sistema de alavancas, para todos os objetivos do treinamento com pesos, e que hoje é produzida e comercializada pela Pórtico. Em 1.995, em parceria com o Prof. Dr. Wilson Jacob Filho, Santarem criou o CECAFI – Centro de Estudos em Ciências da Atividade Física junto à disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP, que durante muitos anos estudou musculação em idosos. Em 1996 Santarem criou junto ao CECAFI e Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento. Esse curso existe até hoje e já formou mais de 5.000 especialistas entre médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física.
Em 2001 Santarem iniciou o atendimento de pessoas em musculação terapêutica no Instituto Biodelta de São Paulo, show room na Linha Biodelta da Pórtico. Em 2015 a Equipe Biodelta iniciou o licenciamento da Biodelta Metodologia, para profissionais que desejam trabalhar com os métodos e equipamentos desenvolvidos pelo Instituto Biodelta. O Instituto Biodelta (IB) faz a coordenação do curso de especialização, que é atualmente oferecido pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da FMUSP. Outras atividades do IB são o Curso de Fundamentação à distância e o site Treinamento Resistido, onde trabalhos científicos relevantes sobre musculação podem ser encontrados com comentários esclarecedores para os profissionais da área.
Curso técnico de musculação – 1981