Aplicações


Fundado e coordenado pelo Prof. Dr. José Maria Santarem (CRM-SP 25.651), o Instituto Biodelta atua desde 1991 nas áreas de pesquisa, ensino e aplicações dos exercícios resistidos. O setor de aplicações do Instituto Biodelta atende pessoas de todas as idades que desejam tratar dores crônicas, superar limitações para as atividades físicas ou praticar musculação com segurança promovendo saúde geral. Do know how adquirido nessa atividade surgiu a iniciativa de oferecer a metodologia Biodelta Musculação Especializada.

Ensino


O setor de ensino do Instituto Biodelta é referência na área de musculação terapêutica e musculação adaptada para a presença de doenças, lesões e fragilidades. O curso de especialização que vinha sendo oferecido em parceria com a Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo existiu por 28 anos e formou mais de cinco mil profissionais. Considerando a avaliação da grande maioria dos profissionais consultados, entre interessados e ex-alunos, substituímos o curso de especialização pelo CURSO DE CAPACITAÇÃO EM TREINAMENTO RESISTIDO NA SAÚDE, NA DOENÇA E NO ENVELHECIMENTO, com o apoio do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Esse curso tem a carga horária teórica à distância e estágio prático intensivo de uma semana no Instituto Biodelta.

Pesquisa


Na área de pesquisa o Instituto Biodelta desenvolve desde 1.991 uma linha própria de equipamentos para musculação com sistema de alavancas e pesos livres. Esses aparelhos aliviam as sobrecargas, potencializam a ativação muscular e permitem regulagens para adaptação dos exercícios para situações de fragilidades, doenças e lesões. Com essas qualidades, os aparelhos de musculação Biodelta atendem a todos os objetivos da musculação, do atleta ao idoso debilitado. Outra atividade de pesquisa é o desenvolvimento de métodos e técnicas para adaptações dos exercícios resistidos em situações patológicas.