Aplicações
Fundado e coordenado pelo Prof. Dr. José Maria Santarem (CRM-SP 25.651), o Instituto Biodelta atua desde 1991 nas áreas de pesquisa, ensino e aplicações dos exercícios resistidos. O setor de aplicações do Instituto Biodelta atende pessoas de todas as idades que desejam tratar dores crônicas, superar limitações para as atividades físicas ou praticar musculação com segurança promovendo saúde geral. Do know how adquirido nessa atividade surgiu a iniciativa de oferecer a metodologia Biodelta Musculação Especializada.
Ensino
Tendo formado mais de 5.000 especialistas entre profissionais de educação física, fisioterapeutas e médicos, o setor de ensino do Instituto Biodelta é referência na área de musculação terapêutica e musculação adaptada para a presença de doenças, lesões e fragilidades. O curso de especialização Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento é atualmente oferecido em parceria com a Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os cursos de curta duração, presenciais e à distância, são oferecidos diretamente pela instituição. Anualmente ocorre o Simpósio Biodelta de Atualização em Treinamento Resistido.
Pesquisa
Na área de pesquisa o Instituto Biodelta desenvolve desde 1.991 uma linha própria de equipamentos para musculação com sistema de alavancas e pesos livres. Esses aparelhos aliviam as sobrecargas, potencializam a ativação muscular e permitem regulagens para adaptação dos exercícios para situações de fragilidades, doenças e lesões. Com essas qualidades, os aparelhos de musculação Biodelta atendem a todos os objetivos da musculação, do atleta ao idoso debilitado. Outra atividade de pesquisa é o desenvolvimento de métodos e técnicas para adaptações dos exercícios resistidos em situações patológicas.

JM Santarem
Diretor e Médico Responsável
“ Numerosas evidências demonstram que os exercícios resistidos são os mais eficientes para promover as aptidões necessárias para os esforços da vida diária (funcionalidade), aumentar a massa muscular, fortalecer os ossos, estimular o metabolismo, controlar o diabetes, a obesidade e a sarcopenia, além de diminuir a mortalidade por todas as causas, incluindo o câncer. ”
Saiba mais
Informativos sobre Musculação
Dores em Idosos
A origem mais comum das dores em articulações e em coluna vertebral são os processos de desgastes das estruturas do…
Como escolher uma Academia ?
Dores articulares são frequentes nas pessoas sedentárias, por falta de vitalidade dos tecidos, mas também ocorrem em…
Epicondilites e Musculação
O fortalecimento muscular tem se mostrado uma intervenção terapêutica eficiente no tratamento e melhora da dor, se…
Academia para Idosos
O setor de musculação é o mais importante em qualquer academia para idosos. Em muitas situações a musculação é a única…
Musculação Terapêutica e Exercícios Resistidos
Aplicações terapêuticas dos exercícios para fortalecimento muscular não são novidades, mas ainda existe alguma confusão…
Prevenção de Quedas e Manutenção da Mobilidade do Idoso
As estatísticas mostram que cerca de 40% das pessoas de 65 anos ou mais tiveram um episódio de queda no último ano. Em…
O Papel da Musculação Terapêutica no Controle da Dor Crônica
Sabe se que 1/3 população brasileira sofre de dor crônica, considerado hoje um problema de saúde pública, pois ocorrem…