Histórico

Desenvolvendo atividade clínica desde 1976 nas áreas de fisiatria e de reumatologia, e tendo atuação paralela na área técnica de federações de culturismo, o Dr. José Maria Santarem observou que os aparelhos e métodos da musculação esportiva poderiam ser utilizados com vantagens na área dos exercícios terapêuticos.

Em 1991 o Dr. José Maria Santarem projetou uma linha de aparelhos para musculação com a proposta de proporcionar a máxima eficiência e segurança em exercícios resistidos com pesos, iniciando as atividades da empresa Biodelta Atividade Física Ltda, que deu origem ao Instituto Biodelta.  Esses aparelhos também visavam as aplicações terapêuticas, decorrentes do alívio das sobrecargas articulares, dos adequados vetores de forças nos movimentos e da possibilidade de graduação das amplitudes dos exercícios. 

O Dr. José Maria Santarem e o Dr. Wilson Jacob Filho criaram em 1995 o CECAFI – Centro de Estudos em Ciências da Atividade Física, junto à Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP. A proposta do CECAFI foi estudar a musculação nas suas aplicações em pessoas idosas. O primeiro ginásio experimental do CECAFI utilizava as dependências do Conjunto Esportivo Baby Barioni, em uma parceria da Faculdade de Medicina da USP com a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

Uma parceria entre o Instituto Biodelta e o CECAFI foi estabelecida em 1996 para criar o curso de especialização Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento. Os alunos desse curso faziam estágio prático junto às pessoas idosas que participavam dos projetos de pesquisa do CECAFI.

Em 2001 o ginásio do CECAFI passou a funcionar junto ao Laboratório de Estudos do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, coordenado pela Dra. Júlia Maria D’Andréa Greve. Pessoas que não tinham a intensão de participar de projetos de pesquisa começaram a ser atendidas nesse local. Em 2003 o Instituto Biodelta estabeleceu-se à rua Teodoro Sampaio em Pinheiros, São Paulo, com estrutura adequada para o atendimento dessas pessoas e passou a abrigar o CECAFI e seus projetos de pesquisa.

Em 2005 o Instituto Biodelta passou a oferecer diretamente o curso de especialização devido à reestruturação do CECAFI. Em 2009 o CECAFI perdeu a sua identidade devido à fusão com outros centros de estudos e pesquisas. Atualmente o curso é oferecido pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas em parceria com o Instituto Biodelta.

Com o objetivo de melhorar o atendimento aos clientes e alunos, em 2012 o Instituto Biodelta passou a funcionar na Av. Dr. Arnaldo 2031.

Em 2014 tiveram início os cursos à distância de Fundamentação e de Capacitação para profissionais de saúde, com foco na musculação adaptada para doenças, lesões e debilidades. Também em 2014 a empresa Pórtico assumiu a fabricação da Linha Biodelta de aparelhos para musculação.

Av. Dr. Arnaldo, 2031 - Sumaré - São Paulo - SP - (11) 3897-0684