Informativos sobre Musculação


dor no quadril e musculação

Dor no Quadril e Musculação

As dores em quadris podem estar associadas a diversas doenças, sendo as mais comuns as tendinopatias, as bursites, as artroses e artrites de quadris. As tendinopatias, nome genérico para as doenças dos tendões, são caracterizadas por processos inflamatórios (tendinites), degenerações (tendinoses), calcificações e/ou rupturas (totais ou parciais) dessas estruturas. Já as bursites são inflamações nas bolsas serosas das articulações, normalmente em resposta às tendinites. Nos quadris as mais comuns são as bursites trocantéricas.


Conceitos básicos em musculação

Conceitos Básicos em Musculação

Uma situação comum é que os trabalhos mais recentes, comentados por jornalistas e profissionais não especializados em veículos de imprensa, geralmente levam a confusões. No caso do treinamento para ganho de massa muscular e força, os diferentes aspectos do treinamento já estão bem estudados e as conclusões são…

Dores em idosos

Dores em Idosos

A origem mais comum das dores em articulações e em coluna vertebral são os processos de desgastes das estruturas do aparelho locomotor. Esses desgastes são conhecidos como processos degenerativos e afetam as cartilagens, tendões, ligamentos e músculos. O desgaste dos ossos (osteopenia/osteoporose) não produz dores, a não ser quando ocorre fratura.

Academia perto de mim

Academia Perto de Mim

Dores articulares são frequentes nas pessoas sedentárias, por falta de vitalidade dos tecidos, mas também ocorrem em pessoas que praticam exercícios físicos, devido à sobrecargas. Nas duas situações, além de um diagnóstico e orientação médica, a pessoa precisará de professores que tenham conhecimento dos mecanismos das dores e saibam adaptar os exercícios para cada situação.


Epicondilites e musculação

Epicondilites e Musculação

O fortalecimento muscular tem se mostrado uma intervenção terapêutica eficiente no tratamento e melhora da dor, se mostrando superior aos tratamentos convencionais, como fisioterapia analgésica e medicação. O uso contínuo de corticóides e antiinflamatórios tendem a prejudicar a constituição física…

Academia para idosos

Academia para Idosos

O setor de musculação é o mais importante em qualquer academia para idosos. Em muitas situações a musculação é a única forma de atividade física que as pessoas conseguem realizar confortavelmente. Isso ocorre porque o corpo está sempre adequadamente posicionado nos bons aparelhos para musculação, os movimentos podem ser adaptados para amplitudes confortáveis, as cargas podem ser selecionadas para que os esforços não sejam acentuados e ainda porque as repetições e intervalos entre séries podem ser adequados para as situações de fadiga importante.

Musculação terapêutica e exercícios resistidos

Musculação Terapêutica e Exercícios Resistidos

Aplicações terapêuticas dos exercícios para fortalecimento muscular não são novidades, mas ainda existe alguma confusão nos termos utilizados e algum desconhecimento das suas indicações potenciais.



Newsletter

    © Copyright – Instituto Biodelta