Prof. Dr. José Maria Santarem*
Eficiência e segurança são os dois aspectos que fundamentam as aplicações terapêuticas dos exercícios resistidos. A eficiência ocorre no sentido de induzir no organismo adaptações úteis para o tratamento de doenças e lesões, cabendo lembrar que essas mesmas adaptações são também úteis para evitar as situações patológicas. Dentre essas adaptações podemos citar o fortalecimento muscular, a revitalização dos tendões, o aumento da mobilidade nas articulações, o fortalecimento dos ossos, a melhora da resistência, do equilíbrio e da coordenação, a diminuição das inflamações crônicas em diversos sistemas do organismo, entre outras.
O fortalecimento muscular é particularmente útil porque tem efeitos biomecânicos importantes como a estabilização das articulações mesmo com processos de desgaste, permitindo o controle de dores crônicas.Outro benefício do fortalecimento muscular é o alívio das sobrecargas impostas ao coração e aos pulmões pela atividade física, que podem ser excessivas quando a pessoa apresenta músculos enfraquecidos. Diversas formas de exercício esportivo ou terapêutico podem fortalecer os músculos, mas os exercícios com pesos são os mais eficientes e também os mais seguros. Nos exercícios em aparelhos de musculação todos os aspectos técnicos são programados para a melhor eficiência e para segurança ideal, nada sendo improvisado ou adaptado. Os aspectos técnicos sob controle são a posição do corpo, a amplitude e a velocidade dos movimentos, a carga, o grau de esforço, o número de contrações musculares, os intervalos de descanso e a freqüência semanal. A carga é a resistência que deve ser vencida pela contração muscular, geralmente oferecida por pesos, e muitas vezes desperta o receio de que possa ser excessiva.
Nos aparelhos de musculação a carga pode ser graduada de forma sempre ideal, podendo ser grande para atender às necessidades atléticas, mas também muito pequena para os objetivos terapêuticos.Ficar em pé e caminhar pode ser muito mais “pesado” do que realizar exercícios de musculação. Simplesmente não existem exercícios mais eficientes e seguros para exercitar o aparelho locomotor do que os exercícios com pesos em aparelhos para musculação. Aspecto importante é que todos os efeitos dos exercícios físicos, incluindo o fortalecimento muscular ocorrem lentamente, não sendo possível esperar mudanças significativas no aspecto e na funcionalidade do corpo, ou na intensidade das dores, antes de vários meses de treinamento.
* José Maria Santarem é doutor em medicina pela Universidade de São Paulo, fisiatra e reumatologista pela Associação Médica Brasileira, consultor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, coordenador de pós-graduação na Escola de Educação Permanente do HC-FMUSP, diretor do Instituto Biodelta, autor do livro Musculação em Todas as Idades (Ed. Manole) e coordenador do site acadêmico www.treinamentoresistido.com.br.
Últimos Informativos
Cervicalgia e Musculação
As dores na região da coluna cervical, conhecidas como cervicalgias, são comuns e podem…
Doenças e Limitações em Joelhos e Musculação
Algumas doenças nas articulações dos joelhos podem provocar dores e limitações, impedindo…
Dor no Quadril e Musculação
As dores em quadris podem estar associadas a diversas doenças, sendo as mais comuns as…
Conceitos Básicos em Musculação
Uma situação comum é que os trabalhos mais recentes, comentados por jornalistas e…
Dores em Idosos
A origem mais comum das dores em articulações e em coluna vertebral são os processos de…
Academia Perto de Mim
Dores articulares são frequentes nas pessoas sedentárias, por falta de vitalidade dos…
Epicondilites e Musculação
O fortalecimento muscular tem se mostrado uma intervenção terapêutica eficiente no…
Academia para Idosos
O setor de musculação é o mais importante em qualquer academia para idosos. Em muitas…
Musculação Terapêutica e Exercícios Resistidos
Aplicações terapêuticas dos exercícios para fortalecimento muscular não são novidades,…